27 de Outubro de 2020
Responda rápido: para que mesmo você trabalha? Provavelmente a sua mente já deu a resposta, dizendo: - ora, para ganhar dinheiro, para pagar as contas, para ter conforto, para realizar meus sonhos. Então, faço uma nova pergunta, se esses são os motivos pelo qual você trabalha, por que a maioria das pessoas está infeliz com o que faz na vida profissional? A resposta também é simples, a maioria das pessoas ganha dinheiro através de uma ocupação e não através de uma missão. Explico melhor. Missão tem a ver com algo profundo cheio de sentido e significado, e não simplesmente está conectado a uma necessidade individual e prática. Deixa de ter como objetivo o “umbigo” do indivíduo e passa a ser movido pelo interesse do outro. Observe as pessoas que são envolvidas com as chamadas “causas”. A causa dos animais, dos idosos, das crianças abandonadas, das que têm algum tipo de deficiência, são tantas causas que nem sei contar. Daí, você chega até essas pessoas, que em sua maioria são voluntárias e pergunta: - Por que você está aqui se não ganha nenhum centavo por isso? É nessa hora que vem a surpresa. Um longo e detalhado discurso sobre a relevância da causa, sobre como ela se sente fazendo aquilo, como sua alma se preenche com aqueles momentos dedicados, e mais uma vez, você que é um ser racional, rumina em sua cabeça: - Isso não faz o menor sentido. E é exatamente o contrário, faz todo o sentido. O grande problema é que fomos instruídos, treinados e conduzidos a fazer do nosso trabalho algo que simplesmente satisfaça nossas necessidades práticas, reais, e deixar de lado todo e qualquer sentimento que nos conduza a essas questões subjetivas. E seria possível, transformar nosso trabalho numa missão e assim gerar em nós um sentido real para aquilo que fazemos, e ainda ganhar dinheiro com isso? Claro que sim. Comece por identificar o que de fato faz seu coração pulsar mais forte, que enche sua alma de alegria, que você se perde horas a fio fazendo sem sequer contar o tempo. Uma dica é: o que você faria de graça, mesmo ganhando por isso? Daí, trace um plano com foco no público que você pretende alcançar com aquele produto ou serviço. Mas, tudo tem que estar direcionado ao interesse dele, ao bem-estar dele, a sanar a dor dele. E de repente você verá o milagre acontecer: todas as suas necessidades práticas começarão a ser supridas. Duvida disso? Ok, só experimenta, e depois me conta. Trabalho tem que estar conectado à fazer a diferença na vida de alguém, a deixar para o outro (cliente, líder, colaborador, etc) um pedaço de você para que ele carregue consigo, não uma compra, mas uma experiência que ele vai levar para vida inteira.
Autor: INGRID PEREIRA