28 de Outubro de 2020
Desde que o mundo é mundo as pessoas conflitam. O conflito é o resultado da divergência entre dois indivíduos ou entre dois grupos a respeito de um assunto. Então, comecei a pensar teria o conflito alguma utilidade? Em qualquer esfera da sociedade os conflitos estão presentes, seja de maneira gritante ou silenciosa. As consequências geradas pelo conflito são o desastre natural de comportamentos inadequados, imaturos e por vezes até infantis, que sem medir resultados acontecem em todo e qualquer lugar. Observando isso, comecei a imaginar seria possível tirar alguma vantagem de uma situação de conflito? Vamos em primeiro lugar à causa. O que gera conflitos? Ego seria a causa mais recorrente. A maioria de nós está focada em SE satisfazer, independente do que isso possa gerar nos que estão à sua volta. Estamos pouco dispostos a ceder, e a prova disso têm sido a intolerância tão visível na sociedade. Trazendo este assunto para o ambiente corporativo vemos isso de forma bem real. Quer uma prova? Os conflitos entre colaboradores e líderes. Às vezes tenho a sensação que todos estão em um ringue, onde cada lado se esforça para o que o outro caia mais rápido, sem analisar e mensurar as perdas que isso pode causar às partes envolvidas. Todos movidos por um único desejo ganhar e fazer o outro perder, ou ainda, provar que está certo e outro errado. É como se vivêssemos num game, pulando de fases, que para avançar você precisa vencer alguém. Isso chega a ser insano. Mas como podemos usar isso a nosso favor? É simples, fazendo algumas perguntas quando surgir um conflito: 1. O que posso aprender em meio a esse conflito? 2. Qual a verdadeira razão desse conflito? 3. De que forma podemos negociar para que os dois lados se beneficiem com esse conflito? Vamos falar mais um pouco sobre cada pergunta. Sobre a pergunta número 1, tudo na vida pode se tornar um aprendizado, esse aprendizado vai te levar a um novo comportamento e por fim vai te trazer novas oportunidades. Sim, isso mesmo, Oportunidades. Não teremos êxito em novas oportunidades se não estivermos preparados para nos comportar do modo adequado. O conflito é uma espécie de ensino e prova que vai te capacitar sobre um aspecto comportamental que você ainda não aprendeu. Vamos dá um exemplo para ficar mais fácil. Se você precisa melhorar na questão gestão de tempo, poderá conflitar com alguém que te cobre pontualidade. A respeito a segunda pergunta, orientamos a sempre analisar o que de fato está por trás do conflito, ou seja, quais sentimentos estão fomentando essa briga, porque às vezes não é o fato em si, mas sim um sentimento como raiva, ódio, inveja que está movendo você a agir de forma a conflitar com alguém ou alguém com você. Nessa fase, você exercita a análise, a observação e começa a atacar as causas e não os efeitos. A terceira pergunta sugere a você olhar o conflito por cima, e se dispor para uma negociação que gere resultados positivos para ambos os lados (ganha-ganha). Com isso, você exercita o altruísmo, a paciência, a argumentação, a disposição, enfim, uma série de elementos que vai te levar a um novo nível de posicionamento. Dessa forma, concluímos que o conflito é uma espécie de curso para amadurecer nossos pensamentos e comportamentos. E com o resultado desse amadurecimento estaremos habilitados para novos desafios e com isso novos resultados.
Autor: INGRID PEREIRA